Corretor de Imóveis: Crie Uma Boa Imagem Pessoal

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E aí, Corretor?

A Imagem Pessoal de um profissional deve ser percebida pelo mercado da melhor forma possível, principalmente para aqueles que atuam em contato direto com o cliente como é o nosso caso, enquanto Corretores de Imóveis. Esta percepção que passamos, será determinante para que possamos alcançar mais negociações e consequentemente, gerar mais vendas, visto que através de uma boa imagem, conquistaremos muito mais facilmente a confiança de quem buscar os nossos serviços.

Para que se consiga desenvolver uma boa imagem, primeiramente você precisa entender algumas coisas.

A sua Imagem Pessoal:

1. Será construída através de um processo;
2. Não terá como ser imposta;
3. Será resultante de interações com o seu cliente;
4. Será definida de acordo com sua ética, hábitos, comportamentos, conhecimentos e habilidades;
5. Será alavancada através de resultados excelentes com clientes anteriores.

De acordo com estudos no ambiente do comportamento humano, a primeira impressão que você transmite para outra pessoa, baseia-se 55% na sua aparência e ações, 38% na sua entonação vocal e 7% na sua intelectualidade oral, ou seja, no que você fala. Com isso, fica claro que nós humanos somos extremamente visuais e que inconscientemente e constantemente, julgamos outras pessoas ou outros profissionais pela sua aparência.

O mais impressionante disso tudo, é que em apenas uma fração de segundos, em um simples “olá”, já é possível que o cliente tire conclusões sobre a sua personalidade e julgue se você o agrada. Estas informações são de um outro estudo, este, feito na Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha, no qual 320 pessoas relataram as suas impressões após ouvir 64 indivíduos falando apenas “olá”, seguindo critérios previamente definidos para a pesquisa. Um dos resultados que se obteve nesta pesquisa, mostra que homens que levantavam a voz transmitiam mais confiança. “É surpreendente que discursos tão pequenos possam causar uma impressão tão definitiva sobre uma pessoa e, além disso, que essas impressões sejam as mesmas em diferentes ouvintes”, diz Phil McAleer.

Com base nestas informações, trataremos da Primeira Impressão, da Imagem Inicial e da Manutenção e Aprimoramento da Imagem Pessoal.

A Primeira Impressão

Não existe chance de se criar uma “segunda primeira boa impressão”, o que você Corretor de Imóveis deve se esforçar para conseguir, é causar uma boa impressão no primeiro contato.

Como visto anteriormente, o seu cliente é influenciado principalmente pela aparência e pelo vestuário, portanto, siga os tradicionais aspectos de higiene pessoal e também capriche na sua expressão facial no primeiro contato. Nos segundos iniciais, espera-se que seja demonstrado sinceridade e confiança, assim, um sorriso sincero, cortesia e boa postura, cairão como uma luva para esta ocasião.

No que se refere ao vestuário, o ideal é que o Corretor de Imóveis busque adequar-se ao contexto no qual está inserido, analisando o perfil de cliente atendido na empresa em que trabalha. Assim, opte por peças de vestuário que não causem distração por parte do seu cliente. Com relação à postura, evite ficar com os ombros curvados, o que passa uma impressão de cansaço ou mesmo desânimo. No que diz respeito à entonação vocal, você deverá manter um tom e velocidade da fala igual à do seu cliente garantindo uma boa sintonia.

Escolha bem as palavras, evitando também erros de pronúncia, gírias e expressões que denotem intimidade. O momento pode ser sóbrio ou descontraído e o Corretor de Imóveis deve demonstrar desde o início do contato, que a peça chave desta relação é a pessoa do “cliente”. Adicionalmente, quanto à linguagem corporal, deve-se ter atenção especial ao contato visual direto nos olhos do cliente, o que determinará a conquista da confiança do mesmo.

A Imagem Inicial

Durante os primeiros contatos desenvolve-se a Imagem Inicial. Supondo que você conseguiu causar uma primeira impressão positiva, no decorrer deste primeiro contato você deverá focar em ao final deixar uma Imagem Inicial positiva.

Aqui entram a ética, os hábitos, os comportamentos, os conhecimentos e as habilidades, os quais devem ser utilizados corretamente para a conquista da credibilidade pretendida.

Existem no entanto alguns conselhos que podem ser úteis na promoção desta imagem inicial positiva:

Comportamentos:

• Mostre que gosta do seu trabalho;
• Demonstre respeito pelo seu tempo e pelo tempo do seu cliente;
• Demonstre boa educação.

Hábitos:

• Seja pontual;
• É fundamental a comunicação personalizada, ou seja, use desde a apresentação, o nome do seu cliente sempre que possível.

Ética:

• Tenha sempre em sua mente o Código de Ética dos Corretores de Imóveis;
• Não fale mal da sua concorrência, é mais vantajoso salientar as vantagens da sua empresa.

Conhecimentos:

• Forneça informações relacionadas aos seus conhecimentos na medida que verificar necessidade, como também, interesse por parte do seu cliente, mas não queira “aparecer” como o “sabe-tudo”, pois isso pode prejudicar a sua imagem.

Habilidades:

• É possível que fale sobre as suas habilidades que possam contribuir para a concretização do negócio. Mais uma vez, não exagere.

A Manutenção da Imagem Pessoal

Uma vez que o Corretor de Imóveis conseguiu formar uma boa Imagem Pessoal na mente do seu cliente, passos simples ajudarão na manutenção do trabalho bem feito:

• Mantenha contato com o cliente para saber se está satisfeito com a aquisição;
• Não esqueça de entrar com contato em datas comemorativas como aniversário e natal/réveillon;
• Coloque-se à disposição para esclarecer eventuais dúvidas referentes ao mercado;
• Peça indicações de amigos do cliente;
• Solicite uma avaliação do seu atendimento;
• Mantenha as estratégias que deram certo e reestruture as que não foram tão boas.

Com estas dicas, você Corretor de Imóveis conseguirá com certeza, imprimir uma excelente imagem na mente dos seus clientes, o que também poderá gerar muitas indicações pelo seu bom desempenho.

Ficarei MUITO GRATO caso deixe abaixo, o seu comentário.

Um grande abraço!

#vamosjuntos

  • Mario Rubens

    Caro Marcio, aprecio um bom texto e acredito que estas dicas são muito importantes para quaisquer profissional de vendas, mas uma grande parte dos Corretores de Imóveis não se dão conta da importância destes aspectos! Parabéns pela iniciativa!

    • eaicorretor

      Olá Mário! Muito obrigado pelo seu comentário, como também, pelos elogios. Assim como você, também acredito que estas dicas servem perfeitamente para outros profissionais que trabalham com vendas, visto que neste segmento, trabalha-se em contato direto com o cliente, fazendo com que seja imprescindível se causar uma boa imagem. Forte abraço!

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  • Geovane Tomaz

    Caro Marcio, gostaria de agradecer-lhe pelo excelente texto. Sou iniciante na área, iniciei hoje através de um amigo meu, e estou gostando de atuar! Agradeço-lhe pelo Ebook, fonte essencial para qualquer corretor iniciante e/ ou atuante no mercado. Parabéns pela iniciativa. Grande abraço!

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