Corretor de Imóveis: Você recebe Indicações?

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E aí, Corretor?

Tudo bem?

Você já se perguntou como conseguiria captar novos clientes de forma que não precisasse se desdobrar, colocando placas em imóveis, fazendo divulgações ou dando plantões para encontrá-los?

Existe uma forma de fazer isto de maneira gratuita e que pode te gerar não apenas um cliente, mas vários! Não é mágica, quero te falar sobre INDICAÇÕES!

Imagine que você deseja fazer uma viagem especial… Muitas coisas necessitam serem programadas para que o passeio possa acontecer de forma agradável e sem más surpresas. Então você decide contratar uma agência de viagens para organizar tudo até que um amigo seu lhe conta sobre uma ótima viagem que fez contratando uma determinada agência e lhe passa o contato da mesma para que você possa também desfrutar dos excelentes serviços que foram prestados a ele. O que foi feito nesta situação chama-se INDICAÇÃO ou o popularmente conhecido BOCA-A-BOCA.

O fato de seu amigo ter tido uma ótima experiência na viagem que fez com a agência em questão, lhe deixa desarmado e mais propenso a fechar negócio com aquela empresa, já que uma pessoa em quem você confia lhe indicou os serviços. Desta mesma forma acontece no ramo imobiliário. Se você se mostra confiável para o seu cliente, entende o que ele está buscando e oferece a solução para o seu problema, será ele quem irá lhe indicar outros clientes, que também irão chegar de forma mais desarmada, pois você já teve a aprovação de uma pessoa em quem ele confia.

Você deve estar pensando: Então devo solicitar que o cliente me indique para um amigo. É isso?

É sim, mas não de forma tão direta. Primeiramente você deve prestar um bom serviço, deve se diferenciar dos demais Corretores de Imóveis do mercado, agregando valor ao seu trabalho visando sempre entender as necessidades do seu cliente e atendê-las da melhor forma possível. Desta forma, você estará conquistando a mente do cliente, fazendo com que futuramente ele possa além de realizar novas compras com você, lhe indicar para amigos e familiares.

Para que tudo isso aconteça, é importante que se crie um método de trabalho que possibilite a otimização do seu atendimento ao cliente. Assim, lhe mostrarei um método que facilitará todo este processo. Faça a adequação deste método com o seu trabalho e efetue os ajustes que forem necessários no seu dia-a-dia.

#01 – Conheça as Necessidades do Seu Cliente

Antes de qualquer coisa, você deve entender o que o cliente procura. Não basta saber apenas o limite de valor que ele tem para pagar em um imóvel e sair mostrando tudo o que você tem disponível nesta faixa de preço, isto apenas irá fazer com que você e o seu cliente percam tempo. Crie uma pequena entrevista com no máximo 8 perguntas que consigam lhe responder quais as reais necessidades do cliente e o que ele busca em um imóvel. Estas perguntas devem lhe permitir saber qual o tipo de imóvel buscado, quantas pessoas irão morar no novo imóvel, localização desejada, limite de valor, quantos carros a família possui e outras 3 perguntas que você julgue necessário, as quais podem variar de acordo com o segmento que você trabalha ou região de atuação.

#02 – Seja o Seu Cliente

Com as respostas da entrevista em mãos, você precisará se colocar na posição do seu cliente. Pense como se possuísse o mesmo modelo de família, disponibilidade financeira, preferência por localização e verifique entre os imóveis que você tem, quais se encaixariam neste perfil.

#03 – Faça o Cliente Conhecer o Seu Trabalho 

Não tenha todo esse trabalho sem mostrar para o seu cliente o planejamento que foi traçado para determinar quais os imóveis que você iria mostrá-lo. Isto fará com que o cliente perceba o grau de profissionalismo que você aplica no seu trabalho, lhe diferenciando de outros profissionais que trabalham sem planejamento. Fique certo de que isso contará pontos a seu favor, pois você estará agregando valor ao seu trabalho.

#04 – Peça Para o Cliente Avaliar o Seu Atendimento

Independentemente do resultado que obteve na negociação com o cliente, faça algumas perguntas para o mesmo na intenção de conseguir uma avaliação do seu desempenho durante todo o processo. Mostre que será uma avaliação de grande importância para que você possa melhorar o seu trabalho de forma contínua e deixe claro as suas intenções de atender outras pessoas que façam parte do círculo de relacionamentos do seu cliente.

Seguindo estes passos você conseguirá transformar 1 cliente em 2, 5 em 10, 10 em 20 e assim por diante, tudo isto com o poder da INDICAÇÃO.

Comece a colocar este método em prática hoje mesmo e passe a colher os frutos deste trabalho o mais rápido possível.

Lembre-se:

“O seu sucesso depende da sua AÇÃO!” Márcio Lima

#vamosjuntos